terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Domingo no parque

Nossa que semana! Não consegui escrever uma linha. Faltaram as boas idéias, mas principalmente a vontade de olhar pra uma tela depois de passar um dia inteiro olhando pra outras! Enfim, domingão: zoinhos descansados e muita coisa na cabeça pra despejar aqui. E o dia foi assim: relax. Minha irmã caçula e eu pegamos nossos sobrinhos e fomos curtir o show de Paulinho Moska, ou simplesmente Moska, no Parque da Cidade.

Era o último show do ano. O parque tava lotado! Aproveitando que o calor deu uma pausa, muita gente aproveitou o divertimento gratuito. Bacana ver muita criança grande se esbaldando com crianças um pouquinho menores (incluindo essa que vos escreve!). Compramos cata-ventos e corremos pelos castelinhos. Gabriel e Bleno, como quaisquer crianças de 5 anos, tinham fôlego de sobra. Só pararam mesmo pra um lanchinho (muito rápido, afinal não podiam perder tempo com essas coisas miúdas!).

E assim passamos umas 3 horas, mas pra eles, me deu impressão de ser uns cinco minutos. Ainda assim, acho que valeu. Fiquei pensando em outras crianças que não desperdiçam seu tempo com esses passeios. Que ao menos têm tias, tios, pais ou quaisquer responsáveis pra dar um break em suas agendas e revisitarem aqueles castelinhos (sim, porque todos os soteropolitanos que tiveram infância conhecem aqueles castelinhos!).

Curti bastante esses momentos com minhas tias e mãe e pai quando era possível. Acho que são momentos importantes e muitas vezes fazem a diferença entre os meninos que engordam as estatísticas da polícia e os demais que pensam um pouco antes de enveredar por caminhos duvidosos. Casos como o que vi semana passada no jornal. Um garoto de 13 anos acertou uma faca no pescoço de outro de 15 porque se sentiu ameaçado. Ele pensou, planejou e executou tudo. O crime aconteceu dentro de uma escola estadual aqui no subúrbio.

Não consigo entender o que se passa na cabeça dessas crianças hoje! Porque são tão agressivas! Em parte, acredito que lhes falte um domingo no parque, brincando com cata-ventos. Acredito que lhes falte alguém contando estórias de seu super-herói predileto. E nessa atual conjuntura, parece haver uma conspiração: o ensino, seja público ou particular, há muito chutou a qualidade pra escanteio. Nas instituições do governo, os meninos que têm aula às 13 horas, retornam às 15. No ensino particular, se você não pode desembolsar uma boa grana, seu filho se torna um robozinho. E ele que ouse ser um tantinho mais criativo que os demais!

É um fato. Os tempos são outros. Compreendo a correria, os afazeres, as contas que não esperam, entretanto, esse fenômeno, essa violência gratuita que nossas crianças experimentam merece atenção. É como tudo na vida: cuidar bem no comecinho, cuidando bem da semente pra que a árvore ofereça bons frutos!

Imagem: Banco de imagens SXC

Um comentário:

Anônimo disse...

dominngo no parque é bom~!!!!!!