domingo, 27 de julho de 2008

A la Gotham City

Esses dias têm sido difíceis. Uma correria. Minha rotina tem sido a loucura de sempre agravada a cada vez que meu celular toca. Ao menos tenho aprendido a desligar quando acho que falta pouco pra explodir. E assim o fiz ao menos ontem, sábado. Voltei hoje mesmo, domingo, mas valeu. Me mandei pra beira da praia. Decidi assim, do nada.

Outras coisas foram complicadas essa semana. Parei de ler e assistir jornais por uns dois dias. É como se quisesse desligar das manchetes também. Notícias de violência são mesmo uma constante. A sensação que tenho ás vezes é de estar vivendo um daqueles filmes catastróficos americanos com gangues invadindo movimentadas avenidas, saqueando e apavorando quem passa.

No inicio da semana uma amiga teve o carro roubado na frente de casa. Retornava do supermercado. Mora num bairro considerado nobre em Lauro de Freitas, município da região metropolitana de Salvador. Os rapazes chegaram sem violência, pediram a chave do carro e foram embora. No mesmo bairro, a mãe de outra amiga teve a casa invadida. Foram levados aparelhos celular, jóias, dinheiro e outros pequenos objetos. Ninguém viu nada.

Cerca de três meses atrás, um grupo invadiu a praça de alimentação do shopping onde almoçava. Pareciam todos menores. Que cena incrível. A sensação de impotência era indescritível. A segurança agiu rápido, sem violência e tentando evitar alarmar os poucos pais e crianças que não perceberam o movimento. Saíram de lá promovendo arruaça e pânico pelas ruas e seguiram pra outro shopping próximo. Era um sábado. Na segunda foi manchete em todos os jornais.

Os balanços policiais de finais de semana nem menciono. Chacinas se tornaram comuns nos noticiários. Furtos, roubos, latrocínios. Até onde sei nossa soterópolis alcançou o triste terceiro lugar no ranking quando o assunto é violência no país. As ocorrências estão chegando cada vez mais perto.

Sem querer ser alarmista – e já sendo – me preocupa o rumo que as coisas estão tomando. Me preocupa mais ainda saber que é só o início do fim. E em tempos de batman em cartaz nas telonas, alguém tem o tal sinalizador aí?!

Um comentário:

Anônimo disse...

já viu batman? quero ir ver...