sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O preço

Achava estranho quando escutava dizer que tudo tem seu preço. No fundo não entendia mesmo. Quase sempre meu ritmo devagar (quase parado às vezes), não me deixa perceber que as pessoas cobram mesmo: somos cobrados pelas idéias, pela postura, e mesmo falta delas... Que loucura!! Somos cobrados por tudo!!

Depois do texto anterior fui cobrada por alguns amigos. Engraçado. Depois, na cozinha de casa, comentei o que havia escrito e fui obrigada a prestar mais esclarecimentos. O mais estranho é que são as mesmas pessoas que me conhecem “desde que me entendo por gente”! Então precisei responder questões como: “por que é que você defende tanto seus amigos gays? E que idéia é essa de ser feliz com qualquer pessoa?”

É tão simples pra mim, por que não pode ser pra outras pessoas? Não é que defenda meus amigos gays. Defendo meus amigos, oras! Por acaso eles são gays, negros, de bolinha lilás, carecas, gorduchos, barriga verde, bunda grande, “chulados” sei lá. São meus amigos, são seres humanos e merecem, no mínimo, respeito por sua diversidade! O que há de tão estranho nisso? Por que deveria ter outra atitude em relação a eles? Por que não podem ser felizes como são e/ou fazendo o que querem? Não estou falando de aceitação ou entendimento. Alguns deles seriam mais felizes se suas famílias apenas os respeitassem.

Tenho uma prima que carrega no pescoço uma cicatriz enorme que corta de um lado a outro. Acaso a amo menos por isso? Ao contrário, é a que mais sou chegada, apesar da correria. Tenho outra com a pele amarela, os cabelos cacheados, mas o nariz não nega o parentesco! Usou aparelhos ortopédicos por anos e tem os dois últimos dedos dos pés do mesmo tamanho. Pense são quatro dedos do mesmo tamanho (que diferente, não?!). Vê o tamanho da bobagem? Dá pra entender por que é tão mesquinho julgar o diferente?

Então, tá explicado? Ora bolas...

2 comentários:

Anônimo disse...

Rai sou sua fã a tanto tempo...e acredita que nunca havia entrado no seu Blog? Adorei, simplesmente adorei.Quem te conhece sabe o quanto é expontanea, linda , gostosa e maravilhosa. Entender e respeitar a diversidade , abominar o preconceito,vc é dez, não , não, vc é mil
Rai querida : Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu!
Beijos, beijos , beijos

Anônimo disse...

Fazia tempo, muito tempo que eu não bisbilhotava seu blog. Mais uma vez fiquei feliz pelo que li e pelo que vi por dentro das palavras. Sucesso, abraços.
Titia