segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Urubus e girassóis

Seguramente faz mais de um mês que estou com esse DVD nas mãos. E olha que queria ver o filme desde ano passado. Por uma dessas “coincidências” acabei vendo hoje, tarde de feriado de 7 de setembro. O filme é O ano em que meus pais saíram de férias, enredo passado na década de 70, ou melhor, especificamente no emblemático ano 70.

É um filme interessante por diversos ângulos: é a última aparição de Paulo Autran no cinema, ainda que muito breve; não é um filme piegas, até porque não havia espaço para tal àquela época, ainda que a mídia e o governo do período pregassem o contrário. Tem Maria do Céu – que adoro –, interpretando Tropicália de Caetano. É uma história bacana, bem costurada com o modo de vida judeu, a repressão da ditadura e, lógico, o tricampeonato brasileiro pela copa de futebol.

No meio dos diálogos há uma constatação do garoto, que seria o personagem central da trama. No intervalo de uma das partidas eliminatórias, ele avisa: “o Brasil está ganhando!”. Faço dessa constatação um questionamento: E o Brasil? Está ganhando?

Hoje, ouvindo o noticiário da rádio, a matéria mais importante foram os 4 módulos policiais metralhados na madrugada. Três policiais militares feridos, fora de perigo, 3 suspeitos baleados e mortos. A cúpula da polícia fala em represália a uma transferência de um preso perigoso. Temos um cenário político envolto em neblina até às tampas, com seus atores completamente desacreditados. O poder público está desacreditado!

Sábado, há dois dias, tivemos um jogo de futebol: Brasil x Argentina, em território vizinho. 3x1 pra seleção canarinha. Na próxima quarta, 09, o baba será aqui, em Salvador, contra o Chile, acho. Mais um capítulo da política do pão e circo. O dinheiro investido no estádio não foi suficiente para melhorar a infraestrutura e, mais uma vez, as ruas de acesso ao estádio serão fechadas duas horas antes do jogo, atrapalhando o retorno pra casa de quem mora na região ou precisa passar por ali.

Mas, me diz aí: E o Brasil? Está ganhando? Podia ficar aqui gastando bits, apontando causas e motivos que passeiam pela violência, educação de baixa qualidade, desemprego, tudo entrelaçado! Então, deixando de lado a coincidência, que melhor data teria para o questionamento: E o Brasil? Está ganhando?

Imagem: Google

Nenhum comentário: