quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Travessuras, sempre! Do saci, de preferência!

Mais um final de outubro chegando e, novamente, as tais festas de halloween. Chega me dá gastura!


Até quando? Será mesmo que vamos continuar deixando nossas crianças aprenderem que o legal é sair fantasiado de bruxa, frankstein, vampiro, ou qualquer outra coisa sangrenta e feia, nascidos de uma história bizarra? Por que temos que assistir morrer as festas populares e seus personagens ricos, construídos de enredos curiosos tão nossos, cantados nas rodas de viola e divulgados de geração em geração?


O vinte e dois de agosto vai ficando cada vez mais presente somente nos calendários. Ah, se bem pudessem conhecer! Nos preparávamos para a festa desde o começo do ano e era bom ir organizando a fantasia, pensar nas comidas típicas, nos trajes, ensaiar as danças.


Cada criança que vejo se movimento para as festas de 31 de outubro, questiono: “você conhece nosso folclore?”. A surpresa é que a maioria diz que não. Não as culpo. Não têm sequer a oportunidade de conhecer outras coisas. Mais um enlatado empurrado goela abaixo na vida dos pequenos, legitimado pela escola e família.


Fiquem com suas bruxas, minha Iara é muito mais bonita e, definitivamente mais encantadora; fiquem com seu vampiro, seu frankstein! A história do lobisomem é mais instigante! Ainda tenho o boto-cor-de-rosa, o saci peralta. E nem falei das minhas festas de cores muito mais vibrantes e alegres, em vez do seu preto, laranja e roxo!


E, que tal minha rica culinária típica no lugar dos seus "doces ou travessuras"? Olha, não é querendo me gabar não, mas a minha festa tem muito mais nuances, muito mais alegria. Muito mais ziriguidum!

Nenhum comentário: