quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2010



Definitivamente o natal perdeu seu brilho depois que minha avó faleceu há 24 anos. Foi perto do natal e ainda lembro os detalhes. Não fosse o jantar em casa, no dia 24, com todas nós – quase uma questão de honra para mãe – era somente mais uma data.

Ano novo é diferente. Adoro! As expectativas, as oportunidades, as novidades. Todas as coisas tem aquele cheirinho de “tudo vai dar certo”. Uma voz não sei de onde sempre me diz. Muitas vezes até demoro entender isso ou desacredito. E, no final, acontece.

Esse foi um ano muito bacana em muitos aspectos. Profissional, acadêmico, pessoal. Trabalhei muito mesmo e pude exercitar as várias facetas do jornalismo com variadas áreas: escrevi sobre decoração, moda, tecnologia, cidadania, educação, engajamento social. Finalmente ganhei um dinheirinho, embora não tenha investido em nada. Comprovei que é possível sim trabalhar no que se gosta e ter retorno financeiro. Ah, ainda fiz projetos de pesquisa, entrei nesse seleto mundinho acadêmico. Ingressei no segundo curso de pós graduação e minha turma é inconfundivelmente maravilhosa, formada por tantas – e diferentes – cabeças que enriquecem as aulas de maneira sem igual.

Também montei projetos pessoais com bons parceiros, “de pedra e de cruz”. Alguns ainda não conseguiram sair do papel, outros foram alterados e voltaram às gavetas. Minha rede de contatos sempre aí, firme e forte. Sempre me ajudando. O que seria de mim sem meus amigos, novamente. Foi um ano muito bom. Do jeito que eu gosto: com muito trabalho e um pouco de diversão, porque ninguém é de ferro. Conheci cidades históricas das Minas Gerais. Divisor de águas do meu ponto de vista histórico e social.

Mas, logicamente, nem tudo foi alegria. Também perdi amigos. E mais: mães de amigos que sentia um pouco minhas mães também. E o tempo nos ensina, nos ensinará sempre a superar, por mais reais que pareçam as dificuldades, as tristezas, as dores.

E, para minha surpresa, fechei o ano com o presente de ter encontrado uma pessoa muito especial. Uma relação bacana, madura, inspiradora. Quando não procurava, quando andava assim, digamos, “meio desligada” (ou destreinada, sei lá). Alguém que vai merecer uns textos aqui logo em breve.

Escrevi somente dois pontos como metas para esse ano que acaba e não cumpri. Realizei outras coisas, tão ou mais bacanas quanto. Esse ano resolvi não fazer lista alguma. Quero é viver um dia, outro dia, mais um dia...

Escrevendo minha retrospectiva, mais uma hoje porque na programação das TVs é só o que tem, passou um filme. Com altos e baixos, como tudo na vida. Mas, logo vem aquela sensação gostosa de começar tudo de novo.

E, para vocês amigos, muita saúde, muita paz. O resto a gente pega na unha!

Feliz ano novo!!
Um 2010 assim, pleno do que você quiser....

Nenhum comentário: