domingo, 14 de fevereiro de 2010

Paciência Viva nas comemorações de Momo


A Paciência Viva participa do carnaval de Salvador, graças a mais uma ação solidária de parceiros. Trata- se da campanha “Você tem mãos quase uma cortesia”, uma ação do REINO DA FOLIA que leva à risca o dito “não dar o peixe, mas ensinar a pescar”. A iniciativa, anual, é uma maneira de colaborar com entidades de utilidade pública. Foram doados abadás e camisas para o Camarote do Reino, trocados por ingressos parciais previamente recebidos. No caso da Paciência Viva, somente camisas. A quantia arrecadada fica na ONG e chega em muito boa hora. O presidente da Paciência Viva, Cláudio Deiró, se diz esperançoso com a ação do REINO: “Parcerias como essa dão fôlego às nossas atividades. Com fé, vamos trocar todas as camisas e solucionar parte dos problemas financeiros e operacionais pelos quais a Paciência Viva vem passando e que se agravaram no final de 2009”, desabafa Deiró.

O folião pode adquirir sua camisa e escolher um dos dias para se esbaldar no Camarote que oferece Open-Bar, Boate, Lounge, Ambiente Climatizado, Customização de Figurinos, Praça de alimentação, onde o folião poderá comprar alimentos, além de Posto Médico para pequenos atendimentos. A estrutura está montada em Ondina, o metro quadrado mais cobiçado da festa de Momo. O stand de vendas fica no Shopping Paralela, aberto das 9h às 17h.  Para não ficar sem bloco e sem fantasia a ONG Paciência Viva continua sobrevivendo de ações sempre muito bem vindas de parceiros como o REINO DA FOLIA que esse ano escolheu a ONG para direcionar a iniciativa. “Somos muito agradecidos por essa ação, mas é preciso lembrar que nossas atividades se estendem para além dos cinco dias de folia. Continuamos com o sinal de alerta ligado”, ressalta o presidente. 

Nesse momento, as atividades da Paciência Viva estão direcionadas para a campanha “Doe seu jornal. Não custa nada, mas vale muito”, protagonizada pelo ator baiano Wagner Moura. A iniciativa, inédita na Bahia, integra o Projeto Ação Reciclar, atividade gerenciada pela Paciência Viva. A ONG tem como meta a coleta de 80 toneladas de resíduo sólido (papel-jornal, papel-revista e papel branco) por mês. Dessa forma, além da diminuição do impacto ambiental, pretende-se assegurar a (re)inserção econômica e social dos catadores com a formação de uma Cooperativa de Catadores de Produtos Recicláveis. “Doe seu jornal...” conta também com a parceria de grandes veículos de comunicação como Grupo A Tarde, Tribuna da Bahia, TV Aratu, Band Bahia e Band News, Irdeb, Grupo Bahia entre outros.

Apesar da adesão pública, a julgar pelos telefonemas recebidos na sede, a meta ainda está muito distante de ser alcançada e, atualmente, corre-se o sério risco de suspender as atividades, por conta de uma ordem de despejo. Para continuar a campanha e atingir os objetivos são necessários, por exemplo, e com urgência, de uma sede/galpão, uma kombi, um caminhão baú e uma moto para garantir a continuidade dos projetos, e a realização, com eficiência, das coletas nos postos e residências.  

Participe! Faça a diferença com solidariedade e responsabilidade!

Nenhum comentário: