sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pelo social, sempre

Nos “enfiamos” no alto das montanhas pelos matos de Mutuípe, na páscoa. A cidade fica a umas 4 horas da Soterópolis. Um lugar deslumbrantemente simples e bucólico, mas onde a devastação ambiental também vai avançando suas garras, infelizmente.


A família da “figura” tem um projeto social-ambiental muito bacana e que me deixou apaixonada. Aproveitam a aproximação com as famílias do entorno, que em geral são numerosas, com muitas crianças, e trataram de ensinar às pessoas como cuidar daquele pedacinho de paraíso com medidas muito simples, acessíveis e entendíveis. Através de brincadeiras e trabalhando cenas do cotidiano das famílias, vão inserindo educação ambiental, conscientizando do poder – e obrigação – que têm com a terra e com o ambiente.


No retorno do feriado santo, fui convocada a participar das atividades aqui do Lobato, São Bartolomeu e Plataforma, bairros do subúrbio soteropolitano. Vamos trabalhar educação e arte desse lado da cidade. Serão oficinas, seminários, apresentações diversas no centro social, nas praças, nas escolas locais.


Ah, claro, ainda tem a ONG ambiental onde tenho “colocado minha digital”, como diz o chefe. Temos tentado sobreviver e aos trancos, barrancos e muita parceria nossos projetos ainda teimam.


É isso. Enquanto não consigo ganhar dinheiro, fazendo o que gosto, vou só fazendo o que gosto (e creio)!

Nenhum comentário: