terça-feira, 27 de abril de 2010

Talentos em ebulição: Centro Cultural Plataforma investe no crescimento de artistas do Subúrbio


O Centro Cultural Plataforma em parceria com o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio promove o PLATAFORMA DE TALENTOS. O projeto acontece sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês com o envolvimento dos grupos e artistas da região do Subúrbio Ferroviário e adjacências. O primeiro encontro será realizado amanhã (28/04), das 14 às 17 horas, com entrada franca.

O evento tem a finalidade de catalogar a produção cultural existente no Subúrbio de Salvador, aproximando os grupos culturais da comunidade. Os grupos participantes serão avaliados por uma comissão de técnicos e artistas, atuantes no cenário baiano, que estará disponível para dar dicas de como aprimorar o trabalho apresentado. Também é intuito do Plataforma de Talentos estimular a formação de platéia, contribuindo para o público ampliar o seu olhar sobre a obra artística (ver o trabalho que há por detrás da cena já pronta).

Nos primeiros encontros serão avaliadas as atrações que irão integrar o 4º Festival de Artes Caldeirão Cultural, a ser realizado entre os dias 08 e 20 de junho de 2010. Cada grupo terá 10 minutos para apresentar o trabalho com o qual deseja participar do Caldeirão. A idéia, de acordo com a coordenação do Centro Cultural, não é selecionar, mas contribuir para o desenvolvimento técnico dos grupos através da avaliação e das orientações oferecidas pelos técnicos da comissão.

Breve histórico

O Festival de Artes Caldeirão Cultural é uma ação de mobilização da Cultural Popular organizada por grupos e entidades culturais que em primeiro plano comemora a reabertura do Cine Teatro-Centro Cultural Plataforma. No entanto, este é um momento desta classe artística potencializar suas ações através de oficinas formativas, seminários, exposições, apresentações artísticas e cortejo performático. Nas edições anteriores estiveram presentes mais de 7.560 pessoas. Isso é possível graças a Gestão Participativa exercitada no Centro Cultural Plataforma que já é modelo em todo o estado. Esta gestão é possível graças ao Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio.

Depois de quase 20 anos fechado, o Centro Cultural Plataforma abriu suas portas à comunidade em 08 de junho de 2007. A reabertura foi uma conquista dos artistas e entidades sócio-culturais do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que desde o fechamento do antigo Cine-Teatro promoveram uma mobilização permanente, com manifestos, projetos e articulações políticas para recuperar o espaço.

O Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio foi organizado através de uma articulação entre os diversos grupos da região, das mais diversas linguagens e estilos, em função do início das atividades do Centro Cultural Plataforma. No começo, o Fórum contava com cinco grupos e no período da reabertura do Centro, tinham, em média, 75 grupos catalogados. Naquele momento existia o temor de que o espaço fosse gestado e coordenado por uma linha e/ou pessoas que não tivessem relação com aquilo que os grupos esperavam: uma gestão descentralizada, que levasse em consideração a identidade e as expectativas dos artistas e do público da região.

SERVIÇO:
Onde: Centro Cultural Plataforma, Praça São Brás S/N, Plataforma. 3117 8106
Quando: 28 de Abril de 2010, das 14 às 17hs
Quanto: Grátis
Realização: Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio Ferroviário de Salvador / Centro Cultural Plataforma - FUNCEB

CONTATOS
Rai Trindade - Assessoria de Imprensa – 71. 8766-0889
Marcio Bacelar - Assessoria de Imprensa - 71. 8871-1482/8708-9762
Cleiton Luz - Ator / Educador Popular – 71. 8198-5421
Ana Vaneska – Coordenadora do Centro Cultural Plataforma – 71.8839 3681
Centro Cultural Plataforma - 71.3117 8106
E-mail: centroculturalplataforma@gmail.com

Nenhum comentário: